O ator José Mayer, antes conhecido como o maior garanhão da televisão brasileira, foi desmascarado e agora provoca engulhos nas mulheres. Foi acusado de assédio pela figurinista Susllem Tonani, motivou instantaneamente a campanha “Mexeu com uma mexeu com todas” entre suas colegas de trabalho na TV Globo e foi suspenso pela emissora. Acabou seguindo cartilha semelhante a dos políticos denunciados: negou, foi pressionado, admitiu e fez um pedido de desculpas que ninguém de bom senso engoliu.

Acabou? É claro que não acabou. Como parece que até um pinto entre as pernas é motivo para corporativismo, ainda tivemos que ouvir as pérolas dos famosos defendendo José Mayer. E chegam a todo momento. “A mulher tem que saber se colocar para não instigar o outro”, disse o ator Oscar Magrini sobre o caso. Caio Blat também não deixou barato e disse que Mayer “fez uma brincadeira fora de tom” e que “não houve intimidação”.

Segundo o depoimento de Tonani, para quem tanto Mayer quanto a TV Globo pediram desculpas publicamente, o ator teria segurado as partes íntimas dela com a mão sem seu consentimento e, depois, quando passou a ser evitado por ela, chamou-a de “vaca” na frente de todo mundo no ambiente de trabalho. Se isso é uma “brincadeira fora de tom” e “não configura intimidação”… Se, diante disso, o problema é da mulher, que “tem que se colocar” para “não instigar”… _____________________ (complete com seu desaforo favorito).

As redes sociais, como sempre, não deixaram barato. Abaixo, 10 reações da internet ao caso de assédio de José Mayer.

mayer1

De segurar vaginas com a mão o Trump entende… Esse está mais para Trump Do Avesso.

mayer2

Não tem sido fácil.

mayer3

Não é crime, é brincadeira, e a culpa é da mulher.

mayer4

Fedeu.

mayer5

Um homem de seu tempo.

mayer6

Podemos sempre pensar no copo meio cheio…

… ou meio vazio.

Precisava ser tão cedo?

mayer7

Calma, gente… Olho por olho, dedo por dedo não é solução pra nada.

mayer8

Nem no canal Viva ele sossega, gente!