O ex-presidente Lula, réu acusado de tentar impedir o acordo de delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, no âmbito da Operação Lava Jato, prestou depoimento na 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, na tarde de ontem. Durante o depoimento que durou quase 50 minutos, Lula afirmou serem falsas as acusações contra ele, se disse vítima de um massacre e que não sabe quanto ganha por mês.

“Não sei, estou tentando chutar aqui”, disse Lula após somar sua aposentadoria, a de sua falecida esposa, doações direcionadas aos seus filhos e chegando em um valor total de mais de R$50 mil por mês.

Após o depoimento, o juíz substituto Ricardo Leite decidiu que a forma mais segura de saber quanto ganha mensalmente o ex-presidente seria perguntando a Odebrecht.

“Eu também já fui do tipo super desorganizado financeiramente, sabe? Até o dia em que decidi fazer uma planilha no Excel, anotar todos os meus gastos e todo o dinheiro que entra. Vou enviar a planilha para Lula, assim ele nunca mais se perderá nas contas de novo” disse o juiz.

“Assim que eu souber quanto Lula ganha por mês, criarei algumas colunas personalizadas na planilha, como reformas na cozinha, por exemplo, e enviarei. Acho que será muito útil”.

Veja a parte do depoimento em que Lula fala sobre seus ganhos mensais: