Em 2014, quando a Google anunciou o fim de uma das primeiras e mais populares redes sociais no Brasil, um prazo de dois anos para que os usuários do Orkut pudessem coletar seus dados foi estabelecido e, dois anos depois, nessa sexta-feira dia 30 de setembro, termina o prazo para você que quer resgatar suas fotos e recados da saudosa rede social.

O procedimento para recuperar seus dados, no entanto, é totalmente restrito para as pessoas que utilizavam o Gmail para efetuar login no Orkut, o que fez com que o paulista Rafael Teixeira apostasse na Regressão para lembrar a senha de seu antigo Hotmail na esperança de recuperar seu álbum “momentos” e os depoimentos “NÃO ACEITE!” que recheavam seu perfil.

 

“Eu vi e lembrei de muitas coisas que eu não gostaria de ter visto ou lembrado. Eu era emo, eu lia, respondia e apagava meus scraps e participava de comunidades como ‘eu amo chocolate’ e ‘eu odeio a segunda-feira’. Essa última tinha uma foto do Garfield, vi com muita clareza” relatou provando que a regressão de fato funcionou.

“Foi muito triste ver as pessoas que me mandavam depoimentos cOm LeTrAs EsTrAnHaS e faziam questão de estar sempre no topo. Essas mesmas pessoas afirmavam que eu era muito importante, mas hoje não temos mais contato” falou enquanto chorava.

E sua experiência de regressão, Rafael conta ainda que conseguiu ver além do Orkut.

“O Bolsonaro não era considerado um ‘mito’ na época, talvez essa tenha sido a melhor parte de viver aquele momento de novo” contou aliviado.

Rafael se lembrou em quais candidatos a deputado votou nas últimas três eleições, quem ganhou o BBB 5 e que a Tiazinha foi sua primeira crush. Infelizmente ele não conseguiu se lembrar da senha de seu Hotmail.

Seu Orkut era vinculado ao Gmail? Saiba como recuperar os dados de seu perfil:

1) Acesse sua conta do Google, vá em “Informações pessoais e privacidade”, clique em “Controlar seu conteúdo”.

2) Clique em “Criar arquivo” na aba”Fazer o download dos seus dados”.

3) Deixe apenas o botão referente ao Orkut acionado (indicado pela cor verde) e clique em “Próxima”.

4) Escolha o tipo de arquivo compacto no qual seus arquivos serão enviados e a forma que irá recebê-lo. Clique no botão “Criar arquivo”.

5) Quando o arquivo estiver carregado, clique em “Fazer download” para baixar o arquivo com seus dados.