Um nova lei está prestes a ser aprovada como mais uma fundamental medida do atual governo Temer. De acordo com o projeto que ainda será votado na Câmara, qualquer pessoa que ficar parada na saída da escada rolante deverá ser retirada do Shopping imediatamente. Se for na escada de subida, a pena é maior e pode levar a pessoa em questão para a cadeia.

Pode parecer radical, porém fatos apresentados em um PowerPoint em uma assembleia na Câmara mostraram que parar na saída da escada rolante aqui no Brasil pode gerar uma reação em cadeia de atrasos que pode parar o mundo até o ano de 2033. A medida é tida como prioridade atualmente.

“Uma pesquisa realizada pelo NuPAL, o Núcleo de Pesquisas da América Latina, mostrou que só no Brasil cerca de 849 mil quilômetros de engarrafamento nas escadas rolantes de shopping se formam por dia. Esse número aumentou 720% nos últimos 10 anos e, até o ano de 2033 poderia parar o mundo, numa fila que começaria na Mooca, São Paulo e chegaria à Xangai, na China.

A ideia inicial era multar as pessoas que ficassem paradas do lado esquerdo da escada rolante, que deve ficar livre para não atrapalhar o fluxo das pessoas que estiverem com pressa, mas a Prefeitura do Rio de Janeiro interviu.

“O povo carioca sempre ficou parado do lado esquerdo da escada rolante, não podemos privá-los de algo que tiveram a vida inteira, seria um tremendo retrocesso” afirmou o secretário de segurança da cidade.