O pastor Silas Malafaia está há mais de 30 anos pregando o evangelho na televisão. Quem liga a TV de madrugada pode facilmente se confundir e achar que está no Polishop, tamanha a quantidade de anúncios de seus produtos. Depois que ele tirou o bigodão, então, ficou mais fácil confundir as bolas. São livros, DVDs, CDs… Tem pra todo mundo. Um desses produtos, uma antiga fita VHS, passou a circular nas redes sociais levantando a discussão: O que gays e abortos têm a ver com ETs? Dá a ideia da complexidade e longevidade deste grande personagem brasileiro, uma vida coalhada de fatos que parecem coisa do Sensacionalista.

Em 10 tempos, conheça o homem que compara gays com assassinos, tolera piercings e é o único botafoguense do planeta que não sofre. Só restou uma pergunta sem resposta: E a rola? Achou?

1 – Voar, voar, subir, subir…
01

O pastor Silas Malafaia é dono de um jato particular que outros líderes evangélicos dizem valer R$ 12 milhões. Quer dizer… Ele garante que o avião não é dele, e sim da Associação Vitória em Cristo. Que é dele. O jatinho é usado para o pastor riscar os céus em missões evangélicas. E também para evitar constrangimentos como o da foto acima.

2 – Ele ama os homossexuais
02

Ama ou não ama? “Se algum filho meu fosse assassino, se algum neto meu fosse traficante, se algum filho meu fosse um serial killer e tivesse esquartejado 50, continuaria o amando da mesma forma, mas reprovando sua conduta.” Claro que ama. Ama muito. Ama demais. É muito amor.

3 – Pode tatuagem, pode piercing, pode mulher de calça
03

Só não pode exagerar. “Eu dizer que tatuagem é pecado, (…) eu dizer que piercing é pecado, não tem respaldo bíblico. (…) Isso é um costume social. Agora… Se um crente vem cheio de coisa na orelha, no nariz, não sei aonde… Acho que o cristão é uma pessoa moderada” A mesma regra vale para a calça comprida. Mas modera, gente.

4 – Pastor ladrão? Também pode
04

“Teu pastor é ladrão? Teu pastor é pilantra? Você não tá gostando? Sai de lá e vai para outra igreja.” Quem é você para julgar um pastor ladrão, afinal? “Fica longe disso”, ele diz. “Quem é que toca num ungido do Senhor e fica impune? Ungido do Senhor é problema do Senhor.” Quem tem imunidade só pode ser julgado pelo STF do além.

5 – Psicólogo, sim Senhor
05

Silas Malafaia é formado em psicologia pela Universidade Gama Filho. Mas garante que só absorveu o que importava. “Quando eu fui fazer psicologia, eu fui preparado. Eu fui lá pra filtrar. O evangelho é a verdade absoluta.” Tentaram por quatro vezes caçar seu registro profissional no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. O processo foi sempre arquivado.

6 – Botafoguense, sim. Sofredor, jamais
06

Há uma clara contradição em torcer pelo Botafogo e evitar sofrimento. Malafaia lida com isso ignorando o futebol. Aliás, crente que é crente não pode sofrer com isso. “Eu não posso admitir um crente fanático, louco pelo time. (…) Que sofre, que chora, que fica angustiado porque o time deixou de ser campeão.” Pra você ver as consequências graves que o Botafogo causa na vida da pessoa…

7 – Meu jovem padawan
07

Malafaia não foi convertido. Nasceu em uma família cristã e foi treinado desde criança pelo pai – militar que virou pastor depois de se aposentar – para difundir a palavra de Jesus. “Meu pai me treinou desde os 6 anos. Lia versículo da Bíblia pra eu poder decorar.”

8 – Cheirinho de gay
08

Em junho de 2015, o pastor se revoltou contra um comercial da marca de perfumes Boticário que mostrava dois casais gays. Ele pediu boicote à marca e sentenciou: “Vá vender perfume pra gay!” O impacto do boicote em seu rebanho foi… Sei lá.

9 – Em busca da rola
09

Junho de 2015 foi um mês cheio… O pastor e o jornalista Ricardo Boechat entraram em uma discussão pública com declarações picantes. Foi de arrepiar. “Eu vou te engolir”, disse Malafaia. “Vá procurar uma rola”, disse Boechat. Não se sabe o resultado da busca.

10 – A Verdade está lá fora?
10

Com mais de 30 anos de pregação em TV, dezenas de livros escritos e toneladas de VHSs e DVDs com sua pregação, é bem possível assumir que Silas Malafaia já tenha tratado de todos os assuntos. Duvida? Nesta fita, em que ainda sustentava seu indefectível bigodão, ele mistura os seguintes temas em uma pregação: “Homossexualismo, aborto, depravação moral, discos voadores e extra-terrestres” Tire seu videocassete do armário! É imperdível.