Um estudo do instituto Nupal (Núcleo de Pesquisas para a América Latina) realizado em doze capitais brasileiras avaliou os hábitos de compras de mais de duas mil pessoas e chegou a uma constatação surpreendente: 98,8% das pessoas que vão ao supermercado com urgência porque estão precisando de um produto voltam com uma compra gigante e esquecem o que foram buscar.

“É um fenômeno que parece inexplicável, porque a pessoa pode chegar até a porta do supermercado repetindo em voz alta o que precisa comprar mas a partir do momento em que cruza a porta, é como se tivesse uma amnésia”, diz o psicólogo do instituto Nupal, Jeremyas Jung. “Aparentemente ninguém está imune, ou pouquíssimas pessoas. Portanto, se acabar a pasta de dente, a melhor coisa a fazer é ir para o supermercado pensando em comprar ovos. Aí você traz a pasta de dente e mais cinquenta produtos mas não traz a banana. Digo, os ovos. Está vendo? Eu já tinha esquecido dos ovos. Ou era a pasta de dente que tinha acabado?”

M Zorzanelli