Novo algoritmo do Facebook promete fazer usuário terminar 2018 sem amigos

Em um comunicado oficial, a equipe do Facebook anunciou mais uma vez mudanças para o feed de notícias. Desta vez, a rede social irá alterar o tipo de conteúdo que chega até seus usuários, priorizando postagens de amigos, familiares e grupos, e menos posts de páginas. O novo algoritmo promete fazer com que os usuários terminem 2018 sem amigos.

O novo algoritmo, que priorizará postagens de amigos e familiares, coloca em risco as interações entre usuários, principalmente em ano de eleições. De acordo com a rede social, isso já vem sendo testado desde 2014 quando, em meio à polarização política, cerca de meio milhão de brasileiros deixaram de falar com amigos e parentes.

Há ainda que se levar em consideração que, com essa nova prioridade estabelecida, os usuários verão mais fotos de amigos na praia, amigos em churrascos, amigos em piscina, gerando inveja e dúvidas sobre as verdadeiras amizades, uma vez que, se você está apenas vendo as fotos, significa que você não foi convidado. Um novo botão “tomara que chova” já está sendo implementado aos poucos para que você possa reagir às fotos de seus amigos na praia.

Após o anúncio, as ações do Facebook caíram 4,47%, segundo o Mashable, o que representam cerca de US$ 3 bilhões a menos no bolso de Mark Zuckerberg, CEO da companhia. O post na página pessoal de Mark, em que ele tenta explicar as mudanças, não foi patrocinado, não alcançou nenhum usuário e, por isso, ninguém viu.