A gritaria, o cabelo bizarro, a pele laranja (com a inexplicável sombra branca nos olhos), as expressões faciais — Donald Trump é um personagem e tanto sem abrir a boca. Dá para rir sem ouvir o que ele diz.

Mas, quando abre, a coisa fica diferente. Triste, deprimente, faz a gente querer se encolher dentro do box do banheiro em posição fetal e chorar escondido.

Sensacionalista separou as maiores polêmicas do homem que pode ser presidente da nação mais poderosa do mundo a qualquer momento.

Deus salve a América.

Donald-Trump-Vince-McMahon-Make-WWE-History-RTuv7X3GWGml

1 – Foi flagrado admitindo que assedia mulheres sexualmente

Em um vídeo vazado há pouco mais de um mês, Trump fala com um apresentador de TV que costuma avançar sobre mulheres, beijá-las contra sua vontade e “pegá-las pela boc***”. Desde então, pelo menos 13 mulheres apareceram na mídia se dizendo vítimas de assédio sexual de Donald Trump. Ele nega e, em um dos casos, disse que a mulher seria feia demais para ser estuprada. Também admitiu que espiava as modelos do Miss Universo nuas “porque é famoso” e, claro, era o dono da franquia.

muslim-star-of-david

2- Quer banir toda uma religião do país

Trump propôs que muçulmanos sejam impedidos de entrar nos Estados Unidos até segunda ordem e a criação de um banco de dados nacional com todas as pessoas que se declararem fiéis ao islamismo. A última vez que uma nação fez algo assim contra um povo foram os nazistas contra os judeus na década de 1930. Também advogou pelo fechamento de mesquitas.

trump-taxes-smart-021016

3- Não paga imposto de renda há vinte anos e pode ser muito mais pobre do que diz

Trump se recusou a mostrar seu imposto de renda, algo que não acontecia com um candidato à Presidência do país em meio século. Por fim, documentos vazados mostraram que Trump se aproveitou de uma falência de 1 bilhão de dólares que declarou em 1995 para não pagar impostos por 20 anos. Sobre isso, afirmou que se não pagou “é porque é esperto”. Ele também processa quem diz que ele não tem tanto dinheiro quanto anuncia — segundo estimativas, ele não chega a ser bilionário. Entre seus negócios que foram fracassos retumbantes estão a Trump University e sua rede de cassinos.

48681029.cached

4 – Mente que doa para instituições de caridade

Sempre posou como doador para causas sociais mas, a rigor, nunca doou um centavo para nenhuma instituição de caridade. Chegava ao absurdo de ir a eventos de caridade para os quais não doou absolutamente nada e, sem ser convidado, naturalmente, posava para fotos

TRUMP_MEXICAN_FOOD

5 – Disse que o México só mandou estupradores e ladrões para os EUA

Propõe a construção de um muro sobre a fronteira com o México e disse que o país do sul só mandaria para os EUA “estupradores e ladrões”. Ah, claro: o tal muro seria pago pelos próprios mexicanos.

trump-airgun-site

6. Disse: “Eu poderia atirar em alguém no meio da Quinta Avenida e eu não perderia nenhum eleitor”

O surpreendente aumento da popularidade de Trump em 2016 assusta e as pesquisas mostram que ele possui os eleitores mais leais. Isso encorajou o republicano a dizer que poderia atirar em alguém no meio da Quinta Avenida a, ainda assim, não perderia nenhum eleitor. “Isso é incrível!” completou.

GettyImages-3470309-1-compressed

7 – Ele afirmou que faria sexo com a própria filha

Em mais de uma ocasião Donald Trump falou sobre sua filha, Ivanka Trump, de forma sexual. Em 2015 à Revista Rolling Stone ele afirmou “Se eu não estivesse em um casamento feliz e, você sabe, não fosse pai dela…”. Já em uma entrevista à uma rádio ele se referiu à filha como “uma das Maravilhas do Mundo a qual ele ajudou a criar” e ainda citou seus atributos físicos para corroborar sua teoria. Em 2006 no programa de TV The View e com Ivanka sentada ao seu lado, ele afirmou que se ela não fosse sua filha, ele talvez namoraria com ela. “Isso é terrível? Isso é terrível?”, questionou Trump às apresentadoras.

 

48631556.cached

8 – Quer que soldados cometam crimes de guerra e façam tortura

Disse que apoiaria que soldados americanos cometessem crimes de guerra no Oriente Médio e que gostaria que os soldados matassem as famílias dos terroristas. Quer a volta de métodos de tortura como o “waterboarding” (espécie de afogamento controlado) e outros mais pesados em interrogatórios de terroristas.

donald-trump_650x400_81461386249

9 -Não vai aceitar perder

Disse que a eleição é “armada” e que não vai aceitar se perder, colocando em risco o processo democrático do país. Disse que é armação, também, o aquecimento global, segundo ele um “boato” dos chineses.

trump-women-cropped_0

10 – Acha que mulheres que abortam deveriam ser punidas

Disse que mulheres que fazem aborto devem ser punidas pela lei. Em outro contexto, disse que “você precisa tratar as mulheres como merda”.