Além de dizer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o “comandante máximo” do esquema de propinas na Petrobras, o procurador da República Deltan Dallaganol disse hoje em coletiva que o esquema do PT tirou dinheiro que ajudaria o Ministério Público Federal a funcionar melhor.

Segundo ele, a qualidade dos slides de Powerpoint exibidos hoje – especialmente um que ligava 14 pontos ao ex-presidente, inclusive um ponto chamado “REAÇÃO DE LULA” – ao ex-presidente foram interpretações livres de documentos feitas por um estagiário que não cumpriu a carga horária total de um curso de Power Point.

Os slides teriam sido feito pelo estagiário usando um “preset” – arquivo pré-carregado no sistema com design padronizado – baseado em teorias sobre o fim do desenho animado Caverna do Dragão. “Onde está o Lula, estava o Vingador, as outras bolinhas eram teorias sobre quem ele era de verdade. O Mestre dos Magos? O unicórnio Uni?”, defende-se o estagiário.

“Deus é testemunha que a culpa é do Lula”, disse Dallaganol. “Não tenho provas, mas tenho certeza que o ex-presidente roubou o dinheiro que iria para o pacote Office do meu estagiário. Li na revisa Istoé.”

M Zorzanelli