A revista Vogue postou, hoje, em sua conta do Instagram, uma foto dos atores Paulinho Vilhena e Cléo Pires posando como deficientes físicos. Embaixo, a hashtag #SomosTodosParalimpicos. O corpo dos atores foi modificado no Photoshop para simular que Cléo não tem um braço e Paulinho uma perna.

A revista agora prepara um grande ensaio sobre cultura africana. “Queremos chamar atenção para a cultura desse continente mas eles não se ajudam, não é? Precisavam ter a pele tão escura? Não fotografa bem”, disse a direção da revista. “Então optamos por contratar modelos na Noruega e na Suécia, daí escurecemos a pele deles um pouco no Photoshop.”

O ensaio de Paulinho e Cléo Pires já foi inscrito no prêmio Pulitzer 2017 na categoria ‘Sem Noção’. Leitores da revista, ao ver a foto, pediram que a publicação volte a fotografar apenas modelos anoréxicas, como sempre fez. “Pelo menos aí todo mundo já sabe que é tudo mentira e errado e nem precisa prestar mais atenção na revista”.

ATUALIZAÇÃO: Após publicar esta piada, soubemos que a revista fez exatamente isso em fevereiro: o famoso Baile de Gala Vogue foi sobre a cultura africana — e modelos brancos posavam nos salões, caracterizados como nativos da África. Pedimos desculpas por a realidade nos superar mais uma vez. Vejam com seus próprios olhos: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/02/1735674-baile-africano-da-vogue-apenas-escancara-olhar-caricato-da-moda.shtml

Marcelo Zorzanelli