Táxis do Rio terão bandeira 3 para áreas violentas

Os táxis do Rio terão três faixas de preço a partir da semana que vem. Além da tradicional bandeira 1 para dias e horários normais; bandeira 2 para corridas noturnas, domingos e feriados, os taxistas poderão usar a bandeira 3 quando forem passar por áreas violentas.

A medida foi acertada entre a prefeitura do Rio e o sindicato do taxistas. Segundo Manoel Ferreira, presidente do sindicato, os taxistas queriam uma compensação para trabalhar em áreas conflagradas.

“Todos os profissionais que trabalham em áreas de risco têm adicional de insalubridade. Agora teremos também”, disse Ferreira.

Pelas regras, quando o passageiro quiser ir para uma área considerada de risco o taxista terá o direito de usar a bandeira 3. O passageiro, porém, terá que ser informado que a bandeira 3 será acionada. Corridas pela bandeira 3 custarão 25% mais caras. A associação dos passageiros protestou. “É mais um preço que pagamos pela violência. E quem vai determinar se a área é de risco ou não?”, perguntou Márcio Stein, presidente da associação.